quinta-feira, 15 de julho de 2021

Abraão entrega o dízimo a Melquisedeque

Melquisedeque é um segredo do Pai? Nem todos tem o entendimento do alto. Surgiu 'do nada' e nunca mais foi visto. Veio do Céu?

Ele abençoou a Abraão e recebeu o dízimo dele.

Não quero questionar se o dízimo é exclusividade dos judeus, aqui eu quero meditar na espontaneidade de Abraão em agradar ao Senhor. Abraão era muito próspero e reconhecia que tudo vinha do Altíssimo e era grato a Ele por tudo. Abraão tinha um coração preparado para adorar e agradecer.

Nada melhor que a própria Escritura para explicar quem foi Melquisedeque.

Gênesis 14:18-20: "Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Altíssimo; e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! E bendito seja o Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."

O salmista profetizando sobre o Mestre falou: "Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre (eternamente), segundo a ordem de Melquisedeque. O Senhor, à tua direita, quebrantará reis no dia da sua ira." Salmo 110:4-5

Aarão e todos os sacrdotes descendentes dele foram mortais e o sacerdócio deles foi provisório, temporário. Mas o sacerdócio do Messias é para sempre, é eterno!

No livro de Hebreus encontramos várias referências sobre Melquisedeque:

Hebreus 5:5-6: "assim também o Messias não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei; como também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque."

Hb 5:9-10: "e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, sendo por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque."

Hebreus 6:20: "aonde o Mestre, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque."

Hebreus 7:1-4,6-7,9-10: "Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou, a quem também Abraão separou o dízimo de tudo (sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho do Altíssimo), permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dentre os melhores despojos. … mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou ao que tinha as promessas. Ora, sem contradição alguma, o menor (Abraão) é abençoado pelo maior (o Messias). … E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos, porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste."

Um sacerdote eterno, que não veio na tribo de Levi (provisório), mas pela tribo de Judá (eterno):

Hebreus 7:11: "De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?"

Hebreus 7:15,17: "E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote, … Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário