domingo, 24 de novembro de 2019

Crescimento sem fermento, sem hipocrisia, sem mistura

CUIDADO COM O FERMENTO !!!
YAUSHA (nome de Jesus em hebraico) alertou:
“_O fermento dos fariseus é a hipocrisia.”
Mateus 16
1 E, CHEGANDO-SE os fariseus e os saduceus, ‘para o tentarem’, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.
(Observe: ‘para o tentarem’)
2 Mas Ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.
3 E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis diferenciar a face do céu, e não conheceis ‘os sinais’ dos tempos?
(O Senhor deu muitas pistas sobre o fim, sobre os falsos mestres... ‘os sinais’)
4 Uma geração ‘má e adúltera’ pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.
(Maquinavam o mal, em todo o tempo. Ainda queriam ganhar uma fama de ‘religiosos’, ‘piedosos’, homem ‘bom’. Adúltera: além do sentido literal de infidelidade conjugal, pode ter uma conotação de infidelidade para com Deus)
5 E, passando seus discípulos para a outra banda, tinham-se esquecido de
‘fornecer-se de pão’.
(Os prevenidos adquirem o pão antes de a fome chegar. Você está buscando o pão com fermento ou sem fermento?)
6 E Jesus (em hebraico: Yausha) disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos ‘fariseus e Saduceus’.
7 E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não nos fornecemos de pão.
8 E Jesus (em hebraico: Yausha), percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não vos terdes fornecido de pão?
9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes?
10 Nem dos sete pães para quatro mil e de quantos cestos levantastes?
11 Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?
12 Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.

Em Israel haviam várias classes de religiosos. Fariseus e saduceus eram rivais em muitos pontos conceituais, juntos formavam a maioria dentre as classes de religiosos em Israel. Embora rivais, se uniram para eliminar o Salvador, pois ambas as classes maquinavam esse projeto.
Fariseus e saduceus entraram em conflito com o nosso Mestre muitas vezes.

Fariseus= seita judaica composta em geral por hipócritas (fingidos) fanáticos de classe econômica média, eram mais populares, tinham o apoio do povo. Acreditavam em anjos e na ressurreição (Atos 23:6), em vida após a morte com recompensa ou punição individual. Eram mais apegados à Palavra falada, a costumes, dogmas, tradições (Mateus 9:14, 15:1-9, 23:5, 23:16, 23; Marcos 7:1-23; Lucas 11:42 e Deuteronômio 4:2; Apocalipse 22:18-19), cerimônias, exageros.

Saduceus= seita judaica composta por pessoas de classe alta, aristocratas, ricos, poderosos, influentes. A maioria dos membros do Sinédrio era saduceu. Eles não acreditavam no sobrenatural, na vida após a morte e nem na ressurreição (Mateus 22:23; Marcos 12:18-27; Atos 23:8), para eles não existiam anjos e demônios (Atos 23:8), nem Juízo Final. Mais preocupados com a política que a religião. Estavam muito preocupados em agradar os romanos - que dominavam sobre Israel na época. Não se misturavam com os pobres. Eram mais apegados à Palavra escrita, traduções rigorosas, zelo pelos pergaminhos sagrados, pela preservação das leis escritas (Pentateuco) - o que não está escrito, não valia nada para eles. Valorizavam a capacidade humana, os créditos pelas conquistas não eram para Deus (em hebraico: Yauh).

Saduceus e fariseus planejaram eliminar Jesus (em hebraico: Yausha) - João 11:48-50; Marcos 14:53; Marcos 15:1.
Mas o que levou fariseus e saduceus a se unirem contra o Messias? Jesus (em hebraico: Yausha) atraía as multidões, tinha um discurso poderoso, operava grandes obras, tinha autoridade e fama de um ‘possível’ Rei - embora Ele não ter demonstrado interesse em promover um reinado físico, pois falava de vida eterna, reino celestial... Mas Roma queria manter-se no poder e estava disposta a fazer qualquer coisa para eliminar qualquer oposição. Os sacerdotes não reconheceram o Senhor como o Messias, pois esperavam um reinado físico - se decepcionaram. O Evangelho fazia sucesso e muita gente importante tinha se convertido ao cristianismo e isso estava incomodando muito aqueles que queriam manter-se no poder (sumo sacerdote e imperador romano).

NÃO SEJAM COMO ELES!
Precisamos crer no sobrenatural, ter esperança de vida eterna.
Não devemos dar importância exagerada a costumes e tradições, somos salvos pela fé e pela graça - as obras e os frutos são decorrentes dessa fé.
Nosso relacionamento com Deus não se resume a uma lista de regras e rituais.

A parábola do fariseu e do publicano
Lucas 18
9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
10 Dois homens subiram ao templo, a orar; um fariseu, e o outro publicano.
11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus (em hebraico: Yauh), graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus (em hebraico: Yauh), tem misericórdia de mim, pecador!
14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta1 será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.


O Salvador, o Cordeiro de Deus, foi morto na Festa da Páscoa.Ele ressuscitou na Festa das Primícias (dos Pães Asmos - sem fermento).

Duas festas judaicas unidas sem intervalo.

Falando em fermentação, podemos citar 2 grandes elementos:
Pão e Vinho (que também passa por um processo de fermentação).

Fermento é mistura, acréscimo.

O pão que comemos (francês, italiano, alemão, australiano...) é fabricado com fermento.
Ele faz a massa aumentar de volume.
Com 1Kg de trigo você consegue fazer 40 pães franceses - muitos pães.

Nos pães é usado o fermento biológico, o fermento químico (geralmente com bicarbonato) é ingrediente para fazer os bolos crescerem.

Não é pecado comer pão levedado (com fermento).
Quando Jesus (em hebraico: Yausha) compara os fariseus com fermento Ele faz uso de uma ilustração de algo que conhecemos e usamos no dia-a-dia para facilitar a aula, o aprendizado.
Alguns aspectos do fermento: ele produz na massa um inchaço - alguns pregadores ficam inchados de orgulho, algumas denominações tem volume sem ter conteúdo, onde é priorizada a quantidade e é esquecida a qualidade desse rebanho.
Um bom rebanho tem um padrão de características: bem alimentado na Palavra, feridas curadas, tem a sede sanada com águas limpas e tranquilas, além de ter a companhia e o cuidado do pastor que ama.
O Senhor repreendeu os fariseus, por causa da hipocrisia. Fermento é igual a hipocrisia, melhora o aspecto, a aparência de ser gigante e por dentro os hipócritas são ocos, vazios, cheios de buracos na alma, falta muita coisa por causa dos vazios, das bolhas.
Fermento de fariseu é sinônimo de fingimento, típico da pessoa que só está preocupado em causar uma grande impressão nas outras pessoas, vivem apenas de aparência, querem parecer justos - mas por dentro... conspiram maldades, traições. Fazem acepção, fazem tudo por interesse, com segundas e terceiras intenções.
Muito volume para pouco conteúdo!

"Um pouco de fermento leveda toda a massa." Gálatas 5:9

"Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos pois do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo (em hebraico: Mashiach), nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade." I Coríntios 5:6-8

Pães asmos= pães sem fermento.

"E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que 'uma mulher' (quem é essa mulher?), tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou." Lucas 13:20-21

Mas, quem é essa mulher que colocou fermento na massa, no meio da Igreja?
Há duas mulheres na Bíblia: uma é a esposa de Jesus (em hebraico: Yausha) e a outra é a grande meretriz, a prostituta do Apocalipse. A Igreja Católica à partir do Concílio de Niceia em 325d.C. infiltrou no meio dos cristãos vários fermentos, vários dogmas e heresias, afastando os cristãos da comunhão com o Senhor, trocando o único intercessor entre Deus e os homens (Jesus= em hebraico Yausha) por atravessadores (figuras apresentadas como substitutos), induzindo o povo a pecar. Além disso, a Bíblia que temos hoje é uma tradução da versão católica do padre João Ferreira de Almeida - após a Reforma Protestante, alguns livros da Bíblia Católica foram excluídos por terem sido considerados não-canônicos. Espera-se que não haja acréscimos e nem ocultações nos livros que ficaram.

EXPULSAR O FERMENTO É PRIORIDADE, ENCABEÇA A LISTA DE PRIORIDADES.

"Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos 'primeiramente' do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia." Lucas 12:1

Tenham muito cuidado com o fermento!!!
Um tomate podre faz apodrecer todos os tomates da caixa, é contagiante.

"E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes." Marcos 8:15

"Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus? Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do
pão, mas da doutrina dos fariseus." Mateus 16:11-12

Fariseus e saduceus divulgavam algumas verdades (ou meias-verdades) e em meio a essas palavras vinha embutido dogmas e heresias.
Desde o Concílio de Niceia algumas heresias polêmicas se manifestavam:
- Doutrina falsa que negava a divindade de Jesus (em hebraico: Yausha).
- Negando a Trindade, alegando que o Pai e o Espírito Santo é uma só Pessoa.
Mas como poderia o Pai enviar o Espírito Santo se fosse Ele mesmo, como enviaria a Si mesmo?
- E tantas outras blá-blá-blá dizendo que fomos predestinados e estamos liberados para pecar, porque a graça nos autoriza a fazer o que desejarmos; doutrina do purgatório, doutrina da venda de terrenos no Céu, doutrina mística unindo o Evangelho com paganismos, alianças ecumênicas, doutrina da salvação pelas obras (negam a graça), igrejas diferentonas, desnaturadas, mornas, ...

- em 304 d.C. (depois de Cristo, isto é, depois de Yausha Mashiach) os bispos passam a ser chamados de papa (antes não era assim);
- em 310 inicia a reza pelos mortos;
- em 320 começam a usar velas nas igrejas;
- em 325 Constantino celebra o primeiro Concílio das Igrejas;
- em 375 dá-se início ao culto dos 'santos';
- em 381 a Igreja Cristã recebe o nome de Católica;
- em 394 o Culto cristão é trocado pela Missa;
- em 416 começa a batizar crianças recém-nascidas;
- em 431 é instituído o culto à Maria, a mãe de Jesus (Yausha);
- em 500 uso da roupa sacerdotal;
- em 503 criaram o Purgatório (o nervo exposto da Igreja Católica);
- em 606 Bonifácio III se declara bispo universal 'papa';
- em 609 obrigatoriedade de se beijar os pés do bispo universal;
- em 754 doutrina do poder temporal da igreja;
- em 787 inicia o culto às imagens e relíquias;
- em 830 começa o uso de ramos e água benta;
- em 890 culto a são josé (protodulia, veneração, honra e adoração);
- em 933 é instituída a canonização dos 'santos';
- em 1003 instituição da festa dos 'fiéis defuntos';
- em 1074 celibato sacerdotal;
- em 1090 invenção do rosário;
- em 1184 é instituída a 'santa' inquisição - efetivada anos depois;
- em 1190 instituem a venda de indulgências (venda de perdão dos pecados);
- em 1200 a hóstia substitui o pão da Santa Ceia do Senhor;
- em 1215 é decretada a transubstanciação (dizendo que a hóstia é o corpo literal do Salvador);
- em 1216 é instituída a confissão auricular;
- em 1220 adoração da hóstia;
- em 1229 proibição da leitura da Bíblia;
- em 1295 uso das campainhas nas missas;
- em 1316 inventaram a reza da 'ave maria';
- em 1415 eliminação do vinho na comunhão;
- em 1476 começam as missas pagas;
Em 1517 Martinho Lutero protestou contra os desvios doutrinários, foi excomungado e criou a Igreja Protestante.
- em 1546 a Igreja Romana aprovou e introduziu os livros apócrifos no texto sagrado, para combater a Reforma protestante. Nessa época, os protestantes se opunham violentamente às doutrinas romanistas do purgatório, oração pelos mortos, salvação pelas obras, etc. A primeira edição da Bíblia católico-romana com os apócrifos deu-se em 1592, com autorização do papa Clemente VIII.
- em 1600 invenção do escapulário (bentinhos)
- em 1854 surge o dogma da imaculada conceição (que ela continuou virgem depois do parto);
- em 1870 é decretado o dogma da infalibilidade papal;
- em 1908 o papa Pio X anula qualquer matrimônio efetuado sem sacerdote romano;
- em 1950 é acrescentado a invenção do dogma da assunção de maria em corpo ao Céu.

Note que as mentiras foram introduzidas aos poucos, não de uma vez só.
O adversário de nossas almas é sutil e a Igreja Viva não pode dar brecha para ele entrar.

A Bíblia foi concluída antes do ano 100d.C.
Nela está toda a orientação para nossa salvação e viver neste mundo.
Os falsos ensinos criados por homens surgiram depois do ano 100d.C.
Estes falsos ensinos conflitam com a Bíblia e devemos rejeitá-los.

Amamos os católicos e precisaremos de sabedoria para abrir suas mentes sem feri-los com palavras agressivas.

Os fariseus não estão preocupados em agradar a Deus sinceramente e em particular, mas agradar aos homens publicamente.

O grão de mostarda (fé) faz uma sementinha se tornar uma árvore verdadeiramente grande diante de Deus (em hebraico: Yauh). Mas o inchaço do fermento não é um crescimento real, é uma ilusão de ótica.
A massa bem fermentada não tem peso, o vento leva.

"Nenhuma oferta de manjares, que oferecerdes ao Senhor (Deus, em hebraico Yauh), se fará com fermento; porque de nenhum fermento, nem de mel algum, oferecereis oferta queimada ao Senhor." Levítico 2:11



Nenhum comentário:

Postar um comentário